Notícias

Jairinho é afastado de Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio

Da Redação, com BandNews FM Rio

Em decisão unânime, o Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio afastou o vereador Doutor Jairinho da comissão nesta quinta-feira (8). Caso ele seja inocentado, o vereador volta a integrar o Conselho. As informações são de Gabriela Morgado, da BandNews FM Rio.

Os vereadores também vão pedir os arquivos do processo contra o político para avaliar se vão protocolar uma representação por quebra de decoro pedindo o afastamento de Jairinho. O pedido vai ser entregue à presidência da casa e à Justiça.

O afastamento do cargo só pode ser feito a pedido da Justiça, já que o crime cometido por Jairinho não é político. 

Jairinho também só pode ser afastado da presidência da Comissão de Constituição e Justiça, caso haja uma representação dos vereadores ou caso falte a cinco sessões da Casa.

Por causa da prisão, o vereador teve o salário imediatamente suspenso e não tem direito a pedir licença do cargo.

A partir do 31º dia de afastamento, a Câmara pode dar início ao processo de cassação do mandato de Jairinho. O prazo para que o suplente, Marcelo Diniz, assuma é de 120 dias contados a partir desta quinta.

Ainda nesta quinta, o vereador foi expulso do partido dele, o Solidariedade.

A prisão temporária de 30 dias contra o vereador e a professora Monique Medeiros foi decretada eles estariam atrapalhando as investigações do caso Henry Borel. Os dois passam a ser os principais suspeitos pela morte do garoto de 4 anos no dia 8 de março.

Mais notícias

Carregar mais