Notícias

Jamil Chade: Brasil vai questionar UE por barreiras às exportações de vacinas

Da Redação, com BandNews TV

O Brasil vai questionar a União Europeia a respeito das barreiras que o bloco impôs às exportações de vacinas contra a Covid-19. A informação exclusiva é de  Jamil Chade, colunista da BandNews TV.

Chade contextualiza que, diante da recusa das indústrias farmacêuticas em entregar as 100 milhões de doses acordadas com a União Europeia neste 1º trimestre, o bloco vai criar um mecanismo em que pode controlar e, eventualmente, barrar a exportação de imunizantes para fora da Europa que forem produzidos em fábricas que estão dentro dos territórios de seus membros.

O colunista disse que a preocupação consiste pelo fato de o Brasil fazer parte de uma lista da UE de países que poderiam ser alvo da restrição de importação de vacinas – caso se aplicaria principalmente à produção da AstraZeneca. A diplomacia brasileira vê “caráter discriminatório” nesta lista, já que o bloco europeu seguiria permitindo a importação para países mais pobres da África e Oriente Médio, e outros fora do grupo, como Suíça e Israel.

Canadá e Japão, que também estão inclusos nesta relação, já fizeram questionamentos à medida do governo de Bruxelas.

Antes, a União Europeia defendia a cooperação internacional no combate à pandemia, o que cria um discurso incoerente.

Uma reunião será feita na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (4) para debater o impasse. A organização e outras entidades veem o impacto de um bloqueio às exportações de vacinas como “desvastador”. Além da crise sanitária, tal atitude poderia desencadear uma série de outras retaliações comerciais como resposta.

Assista à analise completa de Jamil Chade acima.

Tópicos relacionados

  • Vacina

Mais notícias

Carregar mais