Diversas regiões do estado da Bahia voltaram a ser castigadas pelas más condições climáticas um ano após as fortes chuvas que deixaram milhares de desabrigados no sul da Bahia. Segundo a Defesa Civil do estado, pelo menos 33 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas que ocorrem desde o último fim de semana.
Ao todo, são 229 desabrigados e quase quatro mil desalojados. Os números correspondem a ocorrências registradas em 32 cidades afetadas, sendo nove com decretos de Situação de Emergência. São os municípios Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa e Vereda.
O Governo da Bahia também homologou o decreto de situação de emergência em Baixa Grande. Em Juazeiro, norte da Bahia, a média prevista de chuva para o mês de novembro na cidade é de 45 milímetros, mas já foram registrados 110 mm.
Seis rodovias no estado foram comprometidas pelas chuvas e passam por obras para liberação do fluxo. A razão para as chuvas é um sistema de alta pressão vem causando o temporal que deve se prolongar nos próximos dias. Nestas cidades, muita gente está contabilizando os prejuízos, perdendo móveis e desalojadas.