Cidades mais ricas têm mais mortes por Covid-19, diz levantamento

População envelhecida pode ser uma das explicações para o índice

Da Redação

São Luís tem renda domiciliar por pessoa R$ 951 menor do que Porto Alegre. Apesar de mais pobre, a capital maranhense parece ter enfrentado melhor a pandemia. Foram 230 mortes a cada 100 mil habitantes, contra 363 em Porto Alegre. 

Um levantamento do Instituto Aquila mostra que realmente a pandemia foi mais letal em cidades desenvolvidas. “Municípios com melhores condições sócio-econômicas têm mais idosos. Seja porque ali tem uma expectativa maior de vida, seja porque ali acaba atraindo os idosos”, explica o consultor-sócio Leonardo Rischele.

Em Porto Alegre, cerca de 20% da população tem 60 anos ou mais. 80% dos mortos por Covid estão neste grupo. O Instituto Aquila também concluiu que o atendimento básico tem papel decisivo contra uma pandemia. Cidades com mais equipes de estratégia de Saúde da Família tiveram menos mortes por Covid.

“Liga para os pacientes a cada três dias ou a cada 24 horas e orienta, o momento de retornar o posto ou de maior complexidade, uma emergência, caso necessário”, afirma o médico de Saúde da Família, Juliano Barcelos.

Saúde é um dos pilares do Prêmio Band Cidades Excelentes, uma parceria com o Instituo Aquila. O objetivo é reconhecer e incentivar as boas práticas na gestão pública. Mais informações no band.com.br/cidadesexcelentes.

Mais notícias

Carregar mais