No Centro do Rio de Janeiro, o casarão onde Cândido Portinari viveu está abandonado e refém do vandalismo, mesmo tombado pelo patrimônio histórico. Construída na década de 40 em estilo eclético, o ambiente que poderia contar a história do modernismo está destruída.
O imóvel de dois andares projetado por Oscar Niemeyer, onde Portinari produziu mais de mil obras, é alvo de frequentes invasões. Bandidos chegaram a furtar a fiação elétrica e calhas do telhado. Estacas foram colocadas para segurar a estrutura.
Marconi Andrade, fundador do SOS Patrimônio, cita o descaso com a história. "Descaso com a história e nosso patrimônio. Temos diversas denúncias sobre o abandono e logo vai ruir a casa", diz.
O proprietário do imóvel foi autuado pela prefeitura do Rio por falta de manutenção. Em nota, alegou que tenta corrigir os danos causados pelo tempo e pela falta de dinheiro para realizar as obras necessárias.
A Associação Cultural Portinari — criada pelo filho do artista — disse haver mais de uma década tenta transformar o espaço num centro de arte, mas que não conseguiu viabilizar o projeto por falta de apoio.