A indústria do aço está sempre em busca de inovação, se unindo a empresas menores e berços de criatividade: as startups. Com laboratórios de inovação, o setor está de olho no futuro e visa até o espaço.
O metal é utilizado na fabricação de foguetes e o aço inox, de panelas, está na espaçonave Starship, fabricado por uma das empresas de Elon Musk. A espaçonave deve fazer viagens para a Lua e Marte, o que mostra que o setor do aço precisa ir atrás de inovação e pesquisa, como explica Hugo Tadeu, especialista da Fundação Dom Cabral.
“É preciso investir em inovação, em desenvolvimento e produção de conhecimento. A mensagem final aqui é um consumo de um aço cada vez mais inteligente para benefício coletivo”, diz.
E a mistura do aço com outros metais pode criar próteses médicas mais flexíveis e estruturas mais leves para carros elétricos. O uso da Inteligência Artificial pode melhorar a produtividade das usinas, e até correção de erros durante o processo produtivo.
O aço é matéria-prima de setores estratégicos, como na produção de energia, nas torres de transmissão, barragens hidrelétricas e parques eólicos. Na agricultura, o aço está nas máquinas e silos de grãos.