A Agência Internacional de Energia disse que a Europa precisa se preparar para a interrupção total do gás russo durante o inverno no hemisfério norte, que começa em dezembro.
O gás é utilizado para vários fins, como esquentar a casa da população. Cerca de 40% do que o continente utiliza chega de Moscou.
Gás e petróleo são commodities que estão caras no mundo todo e têm afetado a aprovação de alguns políticos, como a do presidente Joe Biden, nos Estados Unidos.
Por isso, Biden defende que o Congresso aprove uma pausa temporária de três meses no imposto federal e quer que os estados façam o mesmo com os tributos estaduais.
Mas não será nada fácil aprovar no Congresso. Republicanos e muitos democratas acreditam que a medida afetaria o setor de energia.
Na Europa, há a intenção de diminuir a dependência da Rússia para fontes de energia, além disso o Ocidente também se articula para aumentar sua capacidade militar.
Em uma cúpula que acontece semana que vem, a OTAN deve anunciar a expansão da aliança militar, sobretudo no leste europeu.