Jornal da Band

Bebê viraliza por falar bem; especialistas destacam genética e estímulo

Alice tem dois anos e consegue falar palavras como 'oftalmologista' e 'libélula'

Da Redação, com Jornal da Band

A bebê Alice Secco, de 2 anos, conquistou fãs por conseguir falar bem palavras difíceis. Especialistas afirmam que a habilidade está ligada à genética. As informações são do Jornal da Band.

Primeiro, ela encantou a internet falando palavras como “oftalmologista” e “libélula”. Agora, ela já formula frases e até responder perguntas.

A maioria das crianças se desenvolve em um tempo parecido. Entre 10 e 14 meses, começa a engatinhar. Depois disso, já pode ficar de pé e dar os primeiros passos sem nenhum apoio. Aos 2 anos, ela já é capaz de subir e descer escadas.

Mas isso é uma média. Algumas crianças sobem os degraus do conhecimento de forma bem mais acelerada.

É o caso da Alice. Como é que uma menina tão novinha é tão comunicativa?

“A Alice tem uma habilidade que podemos chamar de alta habilidade”, analisou Ana Lúcia de Camargo, pesquisadora de psicologia genética “Não é qualquer criança que tem essa habilidade, essa alta habilidade. Ela já tem algo na sua genética.”

Ana Lucia pesquisa psicologia genética em seu doutorado na Unicamp. Segundo ela, apesar da predisposição biológica da criança, o desenvolvimento depende do estímulo vindo dos adultos.

Filha de brasileiros que vivem em Londres, Alice é estimulada a aprender não só em português, mas também em inglês. Ao contrário do que muitos pensam, o aprendizado bilíngue não atrapalha a criança.

“Os estudos têm mostrado inclusive benefícios para as crianças que podem ter contato com ambas as línguas desde bem pequenos”, assegura Luciana Brentano, especialista em bilinguismo e cognição.