Depois da onda da violência em Manaus, cidades do interior do Amazonas também estão sofrendo ataques de narcotraficantes. As informações são do Jornal da Band.
Uma escola municipal em Careiro Castanho, a 120 km da capital amazonense, foi alvo de um ataque na madrugada desta terça-feira (8). Não houve feridos, e ninguém foi preso.
A delegacia de Caapiranga, a cerca de 200 km de Manaus, também foi atacada. Os criminosos incendiaram viaturas das Polícias Civil e Militar, além de um carro particular.
Em Manaus, o transporte coletivo voltou a operar normalmente depois de dois dias de funcionamento suspenso ou parcial, e a vacinação contra a Covid-19 foi retomada. As aulas continuam apenas no sistema remoto. Mas o clima de insegurança ainda paira na cidade.
Depois de uma reunião com o governo estadual, o Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional para reforçar a segurança dos manauaras. Ao todo, 144 agentes foram mobilizados.
Parte do efetivo já atuava em Apuí, no sul do estado, no combate ao desmatamento, e agora está chegando por terra a Manaus. O restante deve chegar de avião até esta quarta-feira (9).
“O comando da Força chega amanhã pela manhã. Nós vamos sentar e fazer o planejamento conjunto”, informou o secretário de Segurança do estado, Louismar Bonates.
A Polícia Rodoviária Federal também enviou efetivo extra para Manaus. Cinquenta policiais estão atuando nas estradas e em municípios do interior. Pelo menos 34 pessoas já foram presas por envolvimentos nos ataques.