Jornal da Band

Autoridades da Colômbia apreendem submarino com quatro toneladas de cocaína

Carga foi avaliada em quase R$ 800 milhões e teria destino a América Central

Por Tiago Prudente

Um submarino com quatro toneladas de cocaína foi apreendido pela Colômbia. A pequena embarcação de 15 metros foi abordada no Oceano Pacífico, mas não havia ninguém a bordo. A suspeita é que os ocupantes tenham fugido a nado.

O barco foi guinchado pela Marinha da Colômbia, que encontrou quatro toneladas de cocaína dentro do casco. A carga foi avaliada em quase R$ 800 milhões. A droga teria destino a América Central.

Os chamados “narcossubmarinos” não são usados apenas para percorrer pequenas distâncias. Essas embarcações artesanais, que são construídas com fibra de vidro e conta com muita pequenos motores e uma bússola, têm sido utilizadas pelo tráfico para cruzar o Atlântico em direção à Europa.

A primeira captura desse tipo foi realizada em 2019, na costa da Espanha. O submarino havia percorrido mais de seis mil quilômetros da América do Sul até a Europa. A bordo havia mais de três toneladas de cocaína e três pessoas, que dividiam um espaço de pouco menos de dois 2 metros por quase um mês.

Pelo material usado na construção, que dificulta a detecção por equipamentos, e pelo modo de navegação, em meio às ondas, os narcossumarinos se tornaram um desafio para as polícias de todo o mundo.

Tópicos relacionados