Jornal da Band

Autoridades dos EUA estão em alerta com crescimento do PCC

Nesta semana, um chefão da facção foi incluído na lista de pessoas com bens bloqueados pelo governo americano.

Por Rodrigo Hidalgo

PCC
PCC
Reprodução/TV Brasil

A tentativa do PCC de ampliar a ação criminosa do Brasil para o exterior provocou um alerta nos Estados Unidos. Esta semana, um chefão foi incluído na lista de pessoas com bens bloqueados pelo governo americano.

O faturamento bilionário do PCC está baseado no tráfico internacional de drogas. Um esquema que envolve parcerias com organizações criminosas estrangeiras.

O crescimento da facção brasileira tem gerado um alerta nas autoridades internacionais.

Preocupado com o avanço do PCC, o governo americano determinou uma sanção financeira para um chefão da organização. O criminoso é apontado como o operador chave da facção na lavagem de um R$ 1,2 bilhão.

A agência de controle de ativos estrangeiros dos Estados Unidos incluiu em sua lista de pessoas bloqueadas o integrante do PCC, Diego Macedo Gonçalves do Carmo, conhecido como "Brahma".

Brahma cumpre condenação por tráfico na penitenciária federal de Rondônia. O órgão americano, que mantém cooperação com o Ministério Público de São Paulo, diz que Diego, mesmo preso no Brasil, continua dando ordens da cadeia.

Com a inclusão do nome do brasileiro na lista, todos as contas e bens mantidos por ele nos Estados Unidos devem ser bloqueados. Nomes de terroristas e megatraficantes fazem parte dessa lista, como o mexicano "El Chapo", que cumpre prisão perpetua nos Estados Unidos.

Tópicos relacionados