É comum ouvir que a inteligência artificial dizimará milhões de empregos. Será? Acontece que a tecnologia precisa ser olhada de forma diferente, até porque ela também será responsável pela criação de novas profissões e oportunidades.
A publicitária Camila Bassanetto sempre trabalhou com tecnologia na área de marketing. Há um mês, ela mudou de empresa para ser gerente de produtos ligados à inteligência artificial.
“É algo muito novo no mercado. Então, a gente pensa que pode tirar muitos empregos, mas acho que acabou colaborando, e as pessoas foram se especializando. Isso foi agregando muito valor”, disse a jovem.
A inteligência artificial é uma área da ciência que permite que computadores aprendam a executar ações de forma simples e eficiente.
Para os especialistas do setor, com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, muitas profissões serão criadas a partir da evolução da inteligência artificial. O destaque vai para as atividades mecanizadas.
Com isso, podem surgir novas profissões em áreas como engenharia, por exemplo. Carreiras ligadas a análises e consultorias também tendem a ser beneficiadas.
Com 60 funcionários, uma empresa visitada pelo Jornal da Band pretende aumentar o quadro em 10% até o ano que vem. Especializar-se em tecnologia, segurança digital e infraestrutura de dados são diferenciais.
“A gente precisa saber operar a inteligência artificial. Então, quem estiver mais preparado vai sobreviver no mercado, sim”, disparou o gerente de processos Christiano Gomes.