No maior terminal do Brasil, em Guarulhos, um avião teve que desistir de pousar, em cima da hora, para não bater em outro avião que já estava no chão.
Nas imagens, é possível ver o momento em que dois aviões se aproximam da pista de pouso, praticamente ao mesmo tempo. A primeira aeronave, da Gol, pousa. O boeing 747, que vem atrás, faz uma espécie de “zigue zague” pra ficar alinhado. Logo em seguida, arremete - levanta voo novamente.
Especialistas dizem que o procedimento é normal e serve, justamente, para evitar acidentes no momento do pouso. Caso a manobra não fosse bem sucedida, poderíamos, agora, estar falando sobre uma tragédia.
“O avião não liberando a pista, você teria uma colisão no solo. Por isso que o controle de tráfego aéreo recomendou que houvesse a arremetida. E se você notar, o avião que estava na outra pista só foi autorizado a decolar depois que foi dada a arremetida a esse avião”, explicou o especialista em aviação Roberto Peterka.
Ainda não está claro porquê a pista estava ocupada no momento em que o segundo avião se aproxima.
Uma das maiores tragédias da história da aviação brasileira está completando 15 anos. Em setembro de 2006, 154 pessoas morreram depois que um avião da Gol e um jato da Embraer colidiram em pleno voo, ao norte de Cuiabá, no Mato Grosso.