Jornal da Band

Band Cidades Excelentes: Premiação para eficiência dos municípios

Rodrigo Leite, no Jornal da Band

Com mais investimento em educação, cidades de médio e grande porte vem ganhando relevância na economia brasileira e viram opção para empresas e famílias que buscam mais qualidade de vida.

O Brasil tem 326 cidades com mais de 100 mil habitantes concentradas na Região Sudeste. Essas cidades contam com prefeituras mais eficientes do que os pequenos municípios e um dos segredos pode estar na educação. 

São 58% da população brasileira moram nesses municípios. Essas cidades também contam com um tempo médio maior de estudo em relação a cidades menores e ainda as grandes cidades formam mais que o dobro de profissionais com ensino superior. 

Para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros existe o IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila). “Nós abrimos um espaço para que todos os gestores do país possam inscrever um projeto, um projeto em andamento ou concluído, que tenham impacto positivo nos resultados dos indicadores daquele pilar”, disse Rodrigo Neves, sócio do Instituto Áquila. 

O top 5 no IGMA de cidades com mais de 100 mil habitantes são:

1 – Jaraguá do Sul (SC)
2 – Toledo (PR)
3 – Indaiatuba (SP)
4 – Apucarana (PR)
5 – Varginha (MG)

No ranking das capitais brasileiras Curitiba, Vitória e Palmas lideram. Já Porto Velho, Macapá e Belém estão na lanterna. 

Todas as cidades brasileiras estão na disputa do prêmio Band Cidades Excelentes, uma parceria com o Instituto Áquila para reconhecer as boas práticas da gestão pública. 

Tópicos relacionados