Jornal da Band

1 a cada 3 bares e restaurantes deve recontratar funcionários para atender demanda com reabertura

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes fez levantamento sobre planos dos próximos três meses

Da Redação, com Jornal da Band

Eles já não viam a hora de se reunir de novo. O almoço desta família foi à moda brasileira: feijoada completa, chope gelado e uma boa caipirinha. Tava todo mundo com saudade daquele convite: Vamos comer fora hoje?

A retomada no movimento dos bares e restaurantes vem junto com o avanço da vacinação. A capital paulista tem mais de 80% da população imunizada com as duas doses, ou a dose única, o que deu segurança para muitas pessoas voltarem a sair de casa.

Para atender a demanda, 31% dos estabelecimentos do setor de alimentação fora de casa pretendem recontratar funcionários nos próximos três meses, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. 

O problema tem sido a falta de mão-de-obra qualificada. As vagas mais difíceis de preencher são, em primeiro lugar, cozinheiro, seguido de gerente, chef de cozinha, sushiman, garços e auxiliares de cozinha. 

Enquanto isso, em muitos restaurantes, os salões voltaram a ficar lotados - da feijoada à comida árabe, tem demanda para todo gosto. Depois de superar a pandemia, o desafio agora está nos preços dos alimentos. Ainda assim, para os próximos dias a expectativa é de um movimento ainda maior.