'Boa política climática é boa política econômica', diz Biden na COP 27

Presidente americano reafirmou compromisso de reduzir emissão de carbono em 50% até 2030

Da Redação, com Jornal da Band

NA COP27 (27ª Conferência do Clima das Nações Unidas, o presidente americano Joe Biden reforçou nesta sexta-feira (11) compromissos dos estados unidos contra a poluição.

Uma parada de três horas em Sharm El-Sheikh. A visita de Biden à COP27 acontece no contexto das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos e a poucos dias do encontro do G20 na Indonésia.

No Egito, o presidente americano reafirmou o compromisso com o objetivo de reduzir a emissão de carbono em 50% até 2030, firmado no Acordo de Paris. Também prometeu dobrar o compromisso dos Estados Unidos com um fundo para melhorar a resiliência climática para US$ 100 milhões.

No fim do discurso, que durou 25 minutos, um grito alto foi ouvido no fundo da sala, onde um grupo protestava contra o uso de combustíveis fósseis. O presidente fez uma breve pausa, mas logo continuou.

Joe Biden defende que os países devem manter o foco em limitar o aquecimento global, além da importância das iniciativas público-privadas. Neste quesito, o Brasil já está afinando seu discurso. 

Nesta sexta-feira (11), o principal tema discutido por aqui foi a chamada descarbonização.

"Descarbonizar é achar um jeito menos impactante, que emita menos gases de efeito estufa, de produzir, de fabricar produtos e prestar serviços. Essa é uma forma de olhar diferente, de nós conseguirmos fazer as mesmas coisas, impactando menos o planeta", disse a advogada Samanta Pineda, especialista em meio ambiente, diretora executiva do Agro+. 

Mais notícias

Carregar mais