Jornal da Band

Bolsonaro não venceria nenhum adversário no 2º turno, diz pesquisa PoderData

Levantamento também apontou redução no índice de quem aprova o trabalho do presidente

Da Redação, com Jornal da Band

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (2) mostrou as intenções de voto em simulações de primeiro e segundo turnos para as eleições presidenciais. O levantamento mostra que o presidente Jair Bolsonaro não venceria nenhum de seus principais adversários políticos diretamente em um eventual segundo turno.

A pesquisa aponta ainda a maior vantagem do ex-presidente Lula sobre o atual mandatário do Planalto, comparado com levantamentos anteriores. Os eleitores foram ouvidos entre 30 de agosto e 1º de setembro. Veja o resultado dos cenários de segundo turno simulados abaixo:

Lula (PT) 55% x 30% Jair Bolsonaro (sem partido)
João Doria (PSDB) 39% x 32 Jair Bolsonaro (sem partido)
Lula (PT) 50% x 18% João Doria (PSDB)
Ciro Gomes (PDT) 41% x 37% Jair Bolsonaro (sem partido)
José Luiz Datena (PSL) 33% x 32% Jair Bolsonaro (sem partido)
Lula (PT) 54% x 17% José Luiz Datena (PSL)

Primeiro turno

Na simulação estimulada de primeiro turno, Bolsonaro variou um ponto acima da margem de erro e reduziu a vantagem de Lula: 37% a 28% em favor do petista. Foi a primeira pesquisa que incluiu o nome do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Veja abaixo:

Lula (PT) – 37%
Bolsonaro (sem partido) – 28%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 5%
João Doria (PSDB) – 4%
Rodrigo Pacheco (DEM) – 4%
Datena (PSL) – 3%
Brancos/nulos – 8%
não sabem – 3%

Aprovação ao governo cai

A pesquisa também mediu a aprovação ao governo de Jair Bolsonaro. Para 63% a gestão é “ruim ou péssima”, pequena variação dentro da margem de erro. Já o índice de quem considera como “ótima ou boa” baixou de 31 para 27% - o menor índice registrado pelo PoderData – 10% não responderam.

Em relação ao trabalho do presidente, houve queda de três pontos entre os que deram boa avaliação: 55% consideram como “ruim ou péssimo”, 25% como “ótimo ou bom” e 14% avaliaram como regular.

Foram 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tópicos relacionados