Quase 66 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Botucatu, cidade no interior paulista. As informações são do Jornal da Band.
A cidade foi escolhida para participar de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca. Devem ser imunizados 80 mil moradores com idades entre 18 e 60 anos.
A voluntária Gláucia Caroline Sampaio Torres foi a primeira e comemorou. “A gente esperou tanto isso... Não tem nem o que dizer. É muita gratidão mesmo, muita alegria”, afirmou.
Em 49 pontos de vacinação, foram aplicadas logo nas primeiras horas mais de 16 mil doses do imunizante produzido pela Fiocruz.
A segunda dose será aplicada daqui a três meses, mas a partir de agora, 80 mil pessoas entre 18 e 60 anos começam a ser acompanhadas por oito meses.
Os dados já começam a ser analisados nesta segunda-feira (17). Dentro de duas a três semanas, os resultados começam a sair.
O balanço final da pesquisa deve ser divulgado no começo de 2021. Quem pode ser vacinado e perdeu a chance neste domingo (16) será procurado nas próximas duas semanas.
“Nós avaliaremos o impacto dessa aplicação sobre a pandemia, sobre a redução de casos de Covid-19, internações e mortes. E compararemos com áreas onde essa vacinação não ocorreu, de forma a saber qual é o verdadeiro impacto da vacina na vida real”, explicou o infectologista Carlos Fortaleza.