Jornal da Band

Brasil bate recorde de usuários de planos de saúde e odontológicos

Mais de 50 milhões de clientes foram registrados em dezembro de 2022; número mostra recuperação em crise do setor

Por Maiara Bastianello

Brasil bate recorde de usuários de planos de saúde e odontológicos
Brasil bate recorde de usuários de planos de saúde e odontológicos
senivpetro/ Freepik

O Brasil chegou ao maior número de usuários de planos de saúde em oito anos. Segundo dados da ANS, foram 50,5 milhões de clientes registrados em dezembro de 2022.

Na série histórica, apenas 2014 chegou a esse patamar. A recessão econômica em 2015 derrubou os números nos anos seguintes, mas a recuperação no setor só veio em 2020. 

O aumento no número de clientes é reflexo da pandemia de Covid-19, segundo Tatiana Viola Queiroz, advogada especialista em direito médico e da saúde. “As pessoas se viram com medo de não ter acesso ao tratamento, ficarem doentes e não conseguirem esse tratamento junto ao SUS”, explica. 

Os planos odontológicos também cresceram. Dos 25 milhões de clientes em 2019, o ano passado registrou 31 milhões. Apesar do bom momento para o setor, o crescimento não significa preços mais baratos. 

“Investimento na área da saúde é bem pesado, mais caro. Porém isso não pode significar que as empresas aumentem o quanto quiserem”, explica Tatiana. O crescimento dá um fôlego ao setor, que sofreu com perdas em 2015 e foi retomando com o fortalecimento da economia em 2017. 

Tópicos relacionados