Jornal da Band

Covid-19: Brasil deve receber 3 milhões de vacinas da Janssen na terça

Lote enviado dos EUA está perto do vencimento

Da Redação, com Jornal da Band 12/06/2021 • 20:05 - Atualizado em 12/06/2021 • 20:32

Os Estados Unidos aprovaram a liberação de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen contra o novo coronavírus para o Brasil. A chegada está prevista para esta terça-feira (15). As informações são do Jornal da Band.

Na última semana, foram vacinadas em média 920 mil pessoas por dia no Brasil - recorde até o momento. No total, 11,06% da população receberam as duas doses do imunizante.

Para manter esse ritmo, especialistas afirmam que é fundamental que a população não escolha qual vacina vai receber.

“Evidentemente que as vacinas têm características diferentes na sua formulação, na sua fabricação e nos resultados de estudos. Mas o que a gente precisa é o resultado prático. E, na prática, as populações vacinadas com todas as marcas morrem menos e ficam menos doentes”, explicou o infectologista Evaldo Araújo.

A velocidade da vacinação depende das entregas do IFA (ingrediente farmacêutico ativo). Neste sábado (12), mais um lote desse ingrediente chegou ao Rio de Janeiro para produção de 6 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

Na semana que vem, está prevista a chegada de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, com prazo de validade próximo ao vencimento.

O órgão regulador norte-americano autorizou a extensão deste prazo, e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se comprometeu em validar ou não essa decisão o mais rápido possível.

  • Covid-19
  • Janssen
  • vacinação