Pelo menos 140 concursos públicos no Brasil estão com inscrições abertas esta semana. São mais de 11 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
Os salários podem chegar a R$ 32 mil, como no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS). Por isso, têm atraído muita gente.
É o caso de Lucas Souza Silva. Recém-formado em Direito, ele estuda agora para se tornar um delegado federal.
“Depende de mim, e eu tenho que fazer meu trabalho bem feito, né?”, diz o estudante. “A gente tem que fazer o nosso e partir para o jogo.”
Ele não está só, já que a busca por concursos tem aumentado. O último do Banco do Brasil registrou recorde de inscritos, com 1,6 milhão de candidatos para cerca de 5 mil vagas.
“A estabilidade econômica aumenta historicamente a busca por concurso, pela estabilidade do concursado”, avalia Pedro Campos, professor de uma escola preparatória – o estabelecimento teve um aumento de 20% nas matrículas em 2021.
E as oportunidades estão aí. Ainda há expectativa de mais concursos, já que muitas instituições públicas têm vagas para preencher – resultado de aposentadorias, exonerações e demissões.
“Há uma tendência muito forte de que 2021 seja um ano de vários editais para que 2022 seja o ano da realização de grandes concursos públicos”, diz o professor Marco Antônio Araújo Júnior.