A montadora chinesa BYD investirá R$ 3 bilhões na construção de uma nova planta industrial em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A empresa anunciou a compra da fábrica da Ford fechada em 2021, que fica 50 quilômetros da capital da Bahia.
A implantação foi oficializada, nesta terça-feira (4), pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a vice-presidente da BYD, Stella Li, em Salvador.
A maior fabricante de carros elétricos do planeta investirá o valor bilionário em cinco anos. O dinheiro será usado para a implantação de três unidades que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processamento de lítio e ferro fosfato.
O conselheiro da BYD, Alexandre Baldy, explica como irá funcionar a primeira fase da empresa no país. “Nessa primeira fase a implementação para a produção de 150 mil automóveis elétricos, deveremos já, na fase de implantação da própria indústria em torno de 100 empregos a serem contratados”.
Para atrair a multinacional, o governo da Bahia se comprometeu a zerar o IPVA para carros elétricos que custem até R$ 300 mil, como forma de estimular o setor.
Segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a medida servirá para outras empresas também.
“Se outra empresa vier, se instalar na Bahia e produzir veículos elétricos, também terá direito a esse desconto”, explicou.
A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD (Build Your Dreams) inicie a produção no segundo semestre de 2024 e gere cinco mil vagas de empregos.