Jornal da Band

Câmara aprova texto-base de MP que viabiliza privatização da Eletrobras

Considerada medida urgente, a privatização deve render R$ 60 bilhões

Da Redação, com Jornal da Band e BandNews TV

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da medida provisória que viabiliza privatização da Eletrobras na noite desta segunda-feira (21). Foram 258 votos favoráveis e 136 deputados contra. Agora, os parlamentares votam os destaques da proposta.

Se o texto for aprovado sem emendas, a matéria segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A validade da MP termina nesta terça (22).

A Eletrobras produz um terço da energia do país. Considerada medida urgente, a privatização deve render R$ 60 bilhões, dinheiro que pode ajudar a diminuir os custos de geração. A promessa do governo é baixar o preço da conta de luz.

Depois de aprovada com mudanças pelo Senado, a medida provisória voltou pra Câmara. Um acordo entre líderes dos partidos manteve quase todo o projeto. Dois pontos foram retirados: o que indeniza o governo do Piauí pela privatização da distribuidora local e o que permite aos consumidores a compra de energia de qualquer distribuidora.

Com a permissão para a venda da estatal, o governo fica com apenas 45% das ações, mas mantém poder de veto nas assembleias.

Entenda o que muda com a MP da Eletrobras

Tópicos relacionados