Com 150 anos, um dos principais cartões-postais de Salvador será reformado. Estamos falando do Elevador Lacerda. Para o dia a dia da capital, o equipamento é importante porque serve de transporte entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta.
Em média, o Elevador Lacerda transporta 900 mil passageiros por mês, mas também se tornou cartão postal. O primeiro elevador urbano do mundo dá um charme à vista para Baía de Todos os Santos, além de compor a beleza arquitetônica do Centro Histórico.
Para comemorar os 150 anos do Elevador Lacerda, a prefeitura fará uma obra para resgatar características originais da arquitetura, que foram alteradas em reformas feitas ao longo do tempo.
O projeto de mais de R$ 4 milhões prevê troca de revestimentos das esquadrias, das janelas, reforma das quatro cabines, além de varandas nas laterais do acesso superior, onde fica uma sorveteria que será transferida para outra parte da estrutura.
A previsão é que a obra comece em janeiro e dure cinco meses. Durante esse tempo, parte do elevador vai ficar interditada. As cabines continuarão sem vista panorâmica. A mudança não pode ser feita porque a estrutura é tombada pelo patrimônio histórico.