Já imaginou alugar um apartamento para passar uma temporada e se deparar com uma câmera escondida apontada para a cama do quarto onde você dorme? Isso aconteceu com um casal que viajou de Goiânia para o Rio de Janeiro. O apartamento na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul, foi alugado por 12 noites.
No décimo dia de estadia, as tatuadoras Ana Guimarães e Julia Stoppa resolveram tirar fotos da casa, quando perceberam um reflexo em uma parte do armário do quarto principal do imóvel.
O que seria uma saída de ar do armário, era na verdade uma câmera escondida com uma luz vermelha ligada e conectada na tomada. No mesmo dia que encontraram o equipamento, o casal prestou depoimento na delegacia de Copacabana, que abriu inquérito para investigar o caso.
A plataforma de hospedagem Airbnb, onde o anúncio do imóvel foi feito, desativou a postagem do apartamento para reservas e suspendeu o perfil do responsável pelo imóvel.
Tutoriais divulgados na internet compartilham dicas para encontrar e identificar câmeras escondidas. Uma das principais recomendações é apagar todas as luzes durante a noite e ligar uma lanterna sobre um possível objeto suspeito. A lente da câmera vai refletir a luz. Segundo especialistas, já existem aplicativos de celular que identificam possíveis câmeras escondidas num ambiente.
Algumas plataformas de hospedagem, como o Airbnb, permitem somente o uso de câmeras em espaços públicos e comuns, desde que seja totalmente identificado e divulgado antes da reserva.