Jornal da Band

Cerimônia de coroação do Rei Charles III deve custar R$ 700 milhões

A despesa tem sido questionada na Inglaterra, que vive uma grave crise na economia

Por Felipe Kieling

A cerimônia de coroação do Rei Charles III deve custar o equivalente a R$ 700 milhões. A despesa tem sido questionada na Inglaterra, que vive uma grave crise na economia.

O custo de vida nas alturas tem castigado os ingleses e influenciado greves de diversas categorias em busca de melhores salários.

Bares, restaurante e hotéis em Londres vão movimentar dinheiro, é verdade. Será bom também para imagem do Reino Unido, que irá rodar o mundo.

Mesmo assim, como justificar um valor tão alto para os trabalhadores? Que no ano passado já pagaram pelo Jubileu de Platina - 70 anos de Elizabeth como monarca - e pelos 11 dias de funeral da Rainha. 

A família real tenta se colocar perto da realidade e anunciou que as celebrações da coroação de Charles, no dia 6 de maio, serão bem menos pomposas do que a de Elizabeth II, em 1953.

Mas a monarquia pode fazer os cortes que for que muita pompa ainda marcará os eventos - é na extravagância que a realeza britânica apoia dia imagem.

A coroa usada tem mais de 2 mil diamantes cravejados, ouro maciço, rubis, ametistas, safiras, granadas, topázios e turmalinas. É uma demonstração de riqueza que já está gerando protestos num momento bastante delicado ao Reino Unido.

Tópicos relacionados