Jornal da Band

Cinemas e teatros: fim do distanciamento aumenta ocupação no 1º sábado sem restrições em SP

Da Redação

Muita gente aproveitou o sábado (16) para curtir a programação cultural em São Paulo no primeiro fim de semana sem as regras de distanciamento em cinemas e teatros.

A prefeitura de São Paulo derrubou a obrigatoriedade do distanciamento em teatros e cinemas nesta sexta-feira. Antes, era necessário manter pelo menos um metro de distância entre uma pessoa e outra para que os espaços pudessem funcionar.

Uma em cada 10 salas de cinema do Brasil está na cidade de São Paulo. O setor espera casa cheia a partir de agora.

“O nosso público voltou, e voltou com muita vontade! A pipoca e a telona ainda são uma das principais preferências de entretenimento, de diversão e de reunião do nosso povo”, disse Caio Silva, diretor da Abraflex (Associação Brasileira das Exibidoras Cinematográficas).

A mudança foi anunciada um dia antes de entrar em vigor. Por isso, muitos espaços aqui na capital ainda estão se adaptando. É o caso do Sesc, que retomou os espetáculos neste fim de semana, mas manteve o distanciamento. A ocupação segue restrita a 30% da capacidade.

“Para esse final de semana, ainda não foi possível ampliar essa capacidade. Mas estamos estudando para, a partir da próxima semana, ampliar um pouco a capacidade”, disse Sérgio Pinto, gerente do Sesc. “Com a doença começando a retroceder, com o índice de ocupação dos hospitais e o número de mortes e de contaminação, é o momento de retomar”, avaliou.

A cidade de São Paulo tem 78% da população acima de 12 anos totalmente vacinada. O passaporte de vacinação continua obrigatório em eventos com mais de 500 pessoas. A prefeitura chegou a analisar a liberação do uso de máscaras. Mas adiou a decisão para 10 de novembro.