Jornal da Band

Com alta de itens básicos, buscas sobre como economizar disparam na internet

Levantamento feito pelo Google mostra que procura é mais relacionada à gasolina, gás e água

Filipe Peixoto, do Jornal da Band

As buscas na internet pelo termo “como economizar” cresceram, segundo um levantamento feito pelo Google. O aumento na procura por “como economizar combustível” foi de 180% em 2021, seguido pela conta de água (140%), ar-condicionado (60%) e supermercado (50%). 

Segundo Felipe Seffrin, coordenador do Instituto Akatu, mesmo com preço maior, a gasolina está valendo mais a pena que o etanol, que rende menos. “O etanol só compensa se for uma diferença muito grande em relação à gasolina, em geral, em torno de R$ 2 atualmente”, explica.

A conta de água dá para reduzir com dicas simples, como tomar banho mais rápido, desligar a torneira enquanto escova os dentes, acumular roupa suja pra só ligar a máquina quando estiver cheia, além de evitar usar mangueira para lavar o carro ou a calçada.

No supermercado, é importante garimpar ofertas e evitar fazer compras com fome. Outra dica para evitar levar coisas para casa por impulso é elaborar uma lista.

Já para o ar-condicionado, vilão da conta de luz, dá para evitar deixá-lo na potência máxima. 

Em relação ao gás, é importante checar se ele tem vazamentos para evitar desperdício. Outra dica, segundo Wagner Carvalho, especialista em eficiência energética, é optar por alimentos que demandem menos tempo de cozimento, com isso a redução nas despesas pode ser de 30% a 40%. “O maior economizador ainda se chama disciplina, e precisa combinar isso com a família toda”, diz Carvalho.