O preço do etanol está alto nas bombas. Aumentou tanto que abastecer com gasolina vale mais a pena em quase todo o Brasil.
Leandro Macieira é motorista profissional e todo mês gasta R$ 2 mil abastecendo o carro com etanol. Por causa dos aumentos no valor do combustível, ele está trabalhando mais 5 horas por dia para não ter prejuízo: "A gente não vê nenhuma esperança... é só aumento todos dias, infelizmente está bastante complicado".
São Paulo é o estado que mais produz e mais consome etanol no país. Aqui, o litro custa em média R$ 4, quase 50 centavos a mais comparado ao começo do ano. Em alguns postos, os valores são ainda maiores.
Segundo especialistas, por causa da alta no preço, compensa mais abastecer o carro com gasolina. É que para valer a pena, o álcool deve custar até 70 por cento do preço da gasolina, por causa do menor rendimento do motor. O valor atual já está em 80%.
Em todo o país, só no estado do Mato Grosso o etanol está em vantagem, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Os preços têm subido por causa da alta demanda e pelo clima que atrasou a colheita e diminuiu a produtividade da nova safra de cana-de-açúcar. A expectativa é que esse cenário melhore no mês que vem.