Roubo de celular já é algo corriqueiro na rotina da população, tanto, que a cada 10 brasileiros, um já teve o aparelho roubado ou furtado. Com os casos cada vez mais comuns, muitos decidiram mudar hábitos para evitar dores de cabeça devido à criminalidade.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de um terço dos brasileiros tem dois celulares, o de casa, com acesso aos aplicativos bancários e o da rua, para o dia a dia.
A razão? Além de revender o aparelho, os bandidos acessam os dados dentro do celular, seja aplicativos de banco, ou até acesso aos contatos para aplicar golpes em familiares e amigos das vítimas.
A pesquisa também mostra que pelo menos 53% da população deixou de circular em certas áreas ou horários por medo de ter o celular roubado, ou furtado. A maior parte dos roubos é planejada por quadrilhas especializadas, como indica o especialista de dados David Marques.
"São quadrilhas muito bem organizadas que atuam nesse mercado hoje e, portanto, é preciso investigação para poder Pegar o conjunto dessas pessoas e aonde esse lucro de fato está sendo apropriado", indica.
Freepik