Mais de 100 celulares são roubados por hora no Brasil, o que gera muito prejuízo para as vítimas, principalmente caso os criminosos acessem aplicativos bancários. Com o medo dos prejuízos além da perda material, três em cada 10 brasileiros deixam em casa aparelhos que têm aplicativos bancários. É o que aponta a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Ana Paula Prado é uma dessas pessoas que mudou a estratégia para evitar maiores prejuízos. A profissional de relações públicas usa dois aparelhos, um ela leva na bolsa e outro deixa em casa, com aplicativos bancários. "É mais fácil fazer isso do que toda a burocracia após roubarem o aparelho", diz.
Nos últimos 12 meses, o prejuízo para as vítimas foi de R$ 22 bilhões, o que vai bem além da perda material. Rafael Alcadipani, Professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, explica que a impunidade gera maior prejuízo às vítimas.
"Há os receptadores também, que lucram com os roubos. E quem rouba sai antes da delegacia do que a vítima", comenta o professor.