Jornal da Band

Começa obra no jardim francês do Museu do Ipiranga, que reabre em setembro de 22

Governo de SP anunciou início de recuperação das fontes. Reportagem da Band mostra como estão obras

Bruna Barboza, do Jornal da Band

Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, se prepara para reabrir as portas daqui a um ano. O próximo passo é a reforma do famoso jardim francês.

Nesta terça-feira (31), faltam exatos 372 dias para a reabertura do local que conta a história da independência do Brasil. O museu do Ipiranga está fechado desde 2013 por problemas estruturais. 70% das obras já estão concluídas.

O governo de São Paulo anunciou o início da reforma do jardim francês, com a recuperação das fontes, que é por onde os visitantes vão passar para acessar o prédio histórico, construído entre 1885 e 1890.

Essa é a primeira vez que uma equipe de televisão anda de ponta a ponta na nova estrutura do museu. Um prédio moderno que vai abrigar um auditório, lojas, cafés. 

Quando for reaberto, em paulista promete um mês de festa para comemorar: de 7 de agosto a 7 de setembro do ano que vem, data em que o Brasil vai comemorar o bicentenário da independência.

“Nós pretendemos mudar a história do museu. Você vinha uma vez com a escola e depois ninguém mais retornava. O nosso âmbito é tornar essa linguagem contemporânea, onde o acervo e as exposições sejam cíclicas, e que o público seja convidado a revisitar o museu”, explica Frederico Martinelli, engenheiro civil da Fundação de Apoio à USP, responsável pela gestão do museu.

Tópicos relacionados