A temporada dos vestibulares de 2023 está começando, com o pontapé inicial dado nesta terça-feira (24). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e o Ministério da Educação (MEC), divulgaram os locais de prova para estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Para saber qual o local e os horários da prova, é só acessar o cartão de confirmação na Página do Participante. Ali, você verá o documento com todas as informações do teste, inclusive o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira e até solicitações de atendimento especializado, para os que têm deficiência ou são lactantes, por exemplo.
Para acessar o cartão de confirmação, basta entrar na página, fazer o login com CPF e senha e apertar na notificação que pede para consultar o cartão. O Inep recomenda imprimir e levar o cartão nos dias de exame, 5 e 12 de novembro, para evitar confusões.
Como não perder o Enem?
Para não se atrasar ou perder a prova do Enem, uma boa dica é pesquisar o endereço do local de prova, verificar o tempo de deslocamento de casa até o lugar e ver a disponibilidade de transporte público até o local.
Lembrando que o portão fecha às 13h e a orientação é de chegar 12h para evitar atrasos. A abertura dos portões é ao 12h e as provas iniciam 13h30. Os estudantes terão no primeiro dia até 19h para fazerem a prova e no segundo, até 18h30.
Vestibulares também precisam de atenção nas datas
Em 2023, as universidades anteciparam o calendário dos vestibulares em duas semanas. O da Unicamp, por exemplo, já ocorre no próximo domingo (29). São 2.540 vagas em 69 cursos superiores.
O vestibular da Unesp também mudou. A primeira fase das provas ocorrem em 15 de novembro, feriado nacional. Já a segunda etapa deve ocorrer nos dias 10 e 11 de dezembro.
A Fuvest, que dá acesso à USP, tem duas fases da prova. A primeira é em 19 de novembro e a segunda para 17 e 18 de dezembro de 2023. As provas de competência específica ocorrem entre 11 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.