Nas compras on-line, o pedido até vai para o “carrinho”, mas, na hora de finalizar o processo, muita gente desiste. Isso porque os fretes se tornam uma grande barreira, principalmente para quem mora no Norte e Nordeste do país, onde o preço pelo serviço pode ser até 350% mais alto que no Sudeste.
Além da questão financeira, tempo de espera no Norte e Nordeste é maior, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Isso ocorre porque as regiões estão mais distantes dos centros de distribuição, enquanto a maioria está no Sudeste.
Uma estratégia para baratear o valor final é optar por retirar o produto em pontos de apoio, como mercadinhos e estabelecimentos parceiros. Além disso, fazer uma boa pesquisa nas lojas físicas locais.
Do outro lado, o comerciante também precisa considerar o custo do frete. Para fidelizarem os clientes, alguns deles optam por pagarem o serviço dos Correios. Nesse sentido, especialistas sugerem que os vendedores enviem os produtos para centros de distribuição de marketplaces.