São cada vez mais comuns os casos de pacientes que fazem a cirurgia de redução de estômago e depois voltam a engordar. Isso está ligado a razões emocionais, como indicam especialistas entrevistados pelo Jornal da Band.
Na vida de Solange Bichara, presidente da escola de samba Mocidade Alegre, a ansiedade está presente. Depois de 16 anos que fez uma cirurgia bariátrica, ela voltou a ganhar peso.
“Durante o dia, estou no barracão e posso até almoçar, mas, quando não estou e estou na rua, como tranqueira. Vai dar um certo horário, tem reunião e toda reunião acaba em quê? Em pizza. Eu fiz o acompanhamento psicológico para operar. Depois, não fiz mais”, disse Solange.
Um estudo identificou que mais de 90% dos pacientes bariátricos ganham, pelo menos, 20% do peso perdido após dois anos da cirurgia. Isso acontece porque eles deixam de fazer o acompanhamento médico necessário.
A pesquisa mostrou ainda que 22% desses pacientes têm algum tipo de compulsão alimentar, principal causa do reganho de peso junto com transtornos de ansiedade e depressão.
Por isso, especialistas reforçam a importância de manter, mesmo depois da cirurgia, as consultas regulares com o médico responsável pela cirurgia, além do nutricionista e do psicólogo.