Comunidade judaica critica fala de Lula sobre Israel: 'Equivocada e perigosa'

Presidente fez declaração comparando ação das forças israelenses e do grupo Hamas ao receber repatriados da Faixa de Gaza

Por Túlio Amâncio

Comunidade judaica critica fala de Lula sobre Israel: 'Equivocada e perigosa'
Lula recebe brasileiros resgatados da Faixa de Gaza
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A comunidade judaica no Brasil criticou as falas de Lula sobre Israel nesta terça-feira (14). Durante o recebimento dos repatriados da Faixa de Gaza, o presidente da República comparou a ação das forças israelenses com os ataques do grupo Hamas.

Segundo ele, “se o Hamas cometeu um ato de terrorismo, fez o que fez, o estado de Israel também comete vários atos de terrorismo se levar em conta que as crianças não estão em guerra”. 

Para a comunidade judaica, a fala de Lula é “equivocada e perigosa”. Em nota, o órgão disse que a fala estimula uma visão distorcida e radicalizada do conflito. 

Brasileiros esperaram 1 mês para repatriação

Por mais de 30 dias, o grupo aguardava autorização para cruzar a fronteira do Egito, país de onde poderiam embarcar em segurança para o Brasil. O governo montou uma estrutura para acolher os brasileiros que fugiram de Gaza. Segundo o Planalto, os passageiros receberão apoio com a documentação, psicológico, cuidados médicos e imunização. Por dois dias, os refugiados ficarão hospedados em Brasília.

O grupo repatriado tem 22 brasileiros, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 trazidos, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens. A passagem pela fronteira, em Rafah, entre Gaza e o Egito, ocorreu no último domingo (12).

Duas crianças apresentam quadro de desnutrição e precisaram deixar a Base Aérea de Brasília em ambulâncias. A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT). Antes do pouso, em Brasília, o avião fez duas paradas, uma em Las Palmas, na Espanha, e outra na Base Aérea do Recife, já no Brasil.

Mais notícias

Carregar mais