A Organização Mundial da Saúde disse que a fase aguda da pandemia de Covid-19 pode acabar ainda este ano - e reforçou a recomendação para ninguém baixar a guarda.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, disse que é possível que a covid-19 deixe de ser considerada uma "emergência de saúde global" ainda neste ano. Mas para isso, será preciso atingir uma série de metas, como vacinar 70% da população global nos próximos meses.
No entanto, ele fez um alerta. “É perigoso assumir que a ômicron será a última variante e que nós estamos no final da partida.”
O diretor-regional da OMS para a Europa prevê que, até março, cerca de 60% dos europeus devem ser infectados.
Países como o Reino Unido e a Espanha já deixaram claro que querem fazer a transição de estratégia de uma pandemia para uma endemia. Eles querem começar tratar a Covid como uma gripe, por exemplo - algo que merece atenção e cuidados, mas sem a necessidade de grandes restrições ou a volta do lockdown.
A partir de quinta-feira, o uso de máscara e o passaporte da vacina serão abolidos em território britânico.
Bélgica e França são mais cautelosas e estão anunciando um relaxamento gradativo das regras. Mas a expectativa é uma só: a primavera e o verão no hemisfério norte prometem uma situação bem melhor.