Jornal da Band

Crimes na internet crescem no Brasil: especialista explica como se defender

Da Redação

O roubo de dados pela internet aumentou nos últimos meses. Nesta matéria, daremos dicas para você não cair em golpes, como aconteceu com o Julio Cezar Gonçalves, técnico em contabilidade. A tentativa de antecipar uma prestação do carro deu um prejuízo de R$ 1200 para ele, quanto pagou um boleto falso enviado de forma on-line.

“Eu só fui ver [que era golpe] no próximo dia, quando eu vi que o nome de uma pessoa que não era da financeira. A partir daí que soube que fui lesado, que tinha pago para alguém”, disse Julio à reportagem do Jornal da Band deste sábado, 06.

No ano passado, o Brasil foi o país mais atingido do mundo por tentativas de roubo de dados pessoais ou financeiros. Um levantamento mostra que quase 20% dos usuários brasileiros sofreram ataques virtuais.

Durante a pandemia, com o aumento de compras on-line e trabalho remoto, as tentativas de roubo de informações pela internet se intensificaram. Os criminosos também usam o tema da covid-19 para aplicarem crimes. Inclusive, há a criação de sites falsos de venda de mascaras, álcool gel e até vacina.

“Converse com as pessoas mais velhas do seu vínculo familiar e social. Geralmente, essas pessoas são as mais vulneráveis. A gente tem a obrigação de avisar essas pessoas mais velhas, que muitas vezes não têm o conhecimento disso, que elas são suscetíveis a esses tipos de golpes e como elas podem se defender”, explicou Gabriel Hayduk, especialista em proteção de dados.