Jornal da Band

Data limite para entregar declaração e receber IR no 1° lote vai até 5 de maio

O prazo final para entregar as declarações é o dia 31 de maio

Da redação

Data limite para entregar declaração e receber IR no 1° lote vai até 5 de maio
Agência Brasil

O contribuinte brasileiro que quiser entrar no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 precisa correr para enviar a sua declaração. A Receita Federal informou que o lote deverá contemplar quem encaminhar os dados até 5 de maio.

O prazo final para entregar as declarações é o dia 31 de maio, que também é a data para recebimento do primeiro lote de restituições. Depois haverá outros quatro lotes.

Segundo o órgão, as "declarações que chegarem após 5 de maio, mesmo que os contribuintes sejam prioritários, certamente não estarão no primeiro lote".

Primeiro os Idosos e pessoas com deficiência ou doença grave. Na sequência, contribuintes com a maior fonte de renda sendo o magistério. Depois, quem usou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição por Pix.

No ano passado, o primeiro lote foi constituído por pessoas que entregaram a declaração até 10 de maio e tinha apenas contribuintes com prioridade no recebimento. Quem não estava entre os prioritários passou a receber a restituição a partir do terceiro lote, dependendo da data de envio do IR e se não houve declaração retificadora.

O contribuinte que perde o prazo, paga uma multa, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais