Jornal da Band

Deputados de SP querem proibir PIX devido à ação de criminosos

Pedido vem depois da demora do BC em colocar em prática medidas anunciadas há mais de 15 dias

Filipe Peixoto, do Jornal da Band

Um projeto protocolado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) pelo deputado Campos Machado (Avante) pede a suspensão do PIX no estado de São Paulo até que o Banco Central adote novas medidas de segurança.

Nesta semana, o texto vai ser encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, que avaliará a legalidade do texto.

Segundo professores de direito consultados pela reportagem, dificilmente a proposta passará pelo crivo dessa comissão, porque, na Constituição, apenas uma lei federal poderia suspender o PIX.

O pedido vem depois da demora do Banco Central em colocar em prática medidas anunciadas há mais de 15 dias, entre elas o limite de R$ 1 mil para as transferências no período da noite. 

Segundo a determinação, para aumentar o limite, o consumidor deverá pedir autorização ao BC. A resposta da solicitação deve demorar, obrigatoriamente, entre 24 e 48 horas.

Essa estratégia de não dar retorno imediato tem como objetivo frear sequestros-relâmpago e outros tipos de golpe utilizando a modalidade de transferência.

O Banco Central também determinou que as instituições financeiras ofereçam uma funcionalidade para cadastrar previamente contas que poderão receber PIX acima do limite de R$ 1 mil.