Jornal da Band

Desembargador que soltou traficante do PCC é "punido" com aposentadoria

Em 2015, o Jornal da Band revelou que Otávio Henrique de Souza Lima liberou "Capuava", preso com grande quantidade de cocaína

Da Redação, com Jornal da Band

Um desembargador do tribunal de Justiça de São Paulo, afastado depois de soltar um perigoso traficante do PCC teve a “punição” confirmada: aposentadoria com salário de até R$ 45 mil por mês. 

Otávio Henrique de Souza Lima tentava anular a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou a aposentadoria compulsória dele em 2016. Mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manteve a aposentadoria compulsória, em decisão na última terça-feira (3).

Na época, ele defendeu que as provas eram frágeis para manter Capuava preso.

“Ele não tinha drogas, ele não tinha armas, Ele disse no flagrante que ele estava procurando um sítio para comprar”, argumentou o desembargador.

Outras reportagens da Band demonstraram um esquema de direcionamento na distribuição de processos do PCC, o que facilitava a soltura de criminosos perigosos.

Apesar de afastado de suas funções, Souza Lima continua recebendo normalmente a aposentadoria, que somada a outros vencimentos, totalizou mais de R$ 45 mil em junho.

O desembargador aposentado ainda tenta anular as decisões no Supremo Tribunal Federal (STF).

Tópicos relacionados