O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), garantiu, nesta segunda-feira (4), que o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento dos setores que mais empregam será votado em breve.
Pacheco é alvo de pressão de todos os lados para pautar o veto de Lula. Já há uma sessão do Congresso convocada para esta quinta-feira (7). A cobrança vem de partidos da base, do centrão, de sindicatos e do setor produtivo.
A desoneração da folha de pagamento foi implantada em 2011 e beneficia os 17 setores que mais empregam no país. São 9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Pacheco lembrou que a proposta foi aprovada com maioria folgada no Congresso, ou seja, o veto deve ser derrubado.
“O projeto em si foi muito bem trabalhado, muito bem aceito, votado com expressivas maiorias, tanto na Câmara quanto no Senado, de modo que a percepção do Congresso é sobre a pertinência da prorrogação da desoneração em razão do que isso impacta para a empregabilidade do país”, disse o presidente do Congresso.