O nome do ministro Flávio Dino encontra resistências no Senado e até o presidente Lula vai pedir votos.
As sabatinas de Paulo Gonet e Flávio Dino na Comissão de Constituição e Justiça do Senado vão acontecer simultaneamente na próxima quarta-feira (13). Logo depois tem a votação. Há pressão para que o plenário do senado vote na sequência.
Como muitos parlamentares estão na COP 28, em Dubai, Dino e Gonet estão fazendo contatos também pelo telefone. O ministro da Justiça já marcou jantares com as bancadas do MDB e do PSD
A aprovação de Gonet é dada como certa tanto pelo governo quanto pela oposição. Já Flávio Dino tem encontrado resistência de oposicionistas e senadores independentes.
O presidente Lula garantiu a aliados que vai pessoalmente ligar para senadores que não confirmaram apoio ainda. São quase 30.
Fontes do planalto afirmam que, com Dino virando ministro do STF, o substituto dele será apresentado só em janeiro. O governo vai aproveitar a oportunidade para desenhar uma nova reforma ministerial. Além da mudança na Justiça, Lula deve trocar o comando do ministério das comunicações e mandar o ministro da casa civil, rui costa, para a Petrobras.