Donald Trump e Elon Musk são alvo de manifestantes em protestos nos EUA

Com apenas 18 dias de governo, os protestos estão nas ruas por diferentes motivos

Da redação

Protestos nos EUA
REUTERS/Kent Nishimura

Milhares de manifestantes estão realizando atos em estados americanos contra as primeiras decisões do governo de Donald Trump. Com apenas 18 dias de governo, os protestos estão nas ruas por diferentes motivos. 

Em Los Angeles, na Califórnia, a insatisfação é contra a deportação em massa de imigrantes, que começou já nos primeiros dias do novo mandato de Trump. Em Nova York, os protestos são pró-palestina e também pelos cortes e fechamentos de agências do governo.

Nesta quinta-feira (6), Trump sofreu duas importantes derrotas na justiça. Um juiz de Seattle suspendeu por tempo indeterminado o decreto que acabava com a cidadania automática para filhos de imigrantes. Magistrados também bloquearam a proposta de demissão em massa de funcionários públicos. O prazo do desligamento voluntário acabava hoje.

Mais de 40 mil servidores aceitaram a proposta em troca do pagamento de salários até setembro.

Quem está por trás do projeto de enxugamento é o Departamento de Eficiência Governamental, liderado pelo bilionário Elon Musk. O órgão tem sido acusado de promover uma agenda da extrema direita e o fechamento de programas sociais da gestão de Joe Biden.

As manifestações dos últimos dias também miram Musk. Em Washington, Texas e Filadélfia os protestos pedem a saída do bilionário.

No Capitólio, congressistas democratas lançaram uma campanha pedindo a demissão de Elon Musk do governo e protestam contra o acesso de Musk às informações de pagamentos dos americanos, e alegam que é uma invasão aos dados pessoais da população.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.