Os pedidos de devolução de PIX dobraram em 2024, segundo um levantamento divulgado pelo Banco Central. A maioria são pessoas que fizeram transferências erradas ou caíram em golpes. As estatísticas mostram que a cada três solicitações só uma é atendida.
A venda de produtos falsos e promessas de rendimentos bem acima da média são os golpes mais comuns. Na sala digital Band e Google, as buscas pelo assunto subiram 23% no segundo semestre do ano passado. As perguntas mais frequentes foram: é possível cancelar um pix? Quanto tempo para cancelar?
"Não é possível cancelar o PIX, só pedir o dinheiro de volta depois da transferência", explicou o especialista em tecnologia Arthur Igreja ao Jornal da Band.
No topo da lista, também há perguntas como: tem como pedir estorno de pix? Reembolso demora? Tem como recuperar pix de golpe?
Sim. Há como recuperar o dinheiro do pix caso você tenha transferido para um golpista. O primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência e avisar o banco pelos canais oficiais de atendimento.
Mas para conseguir o dinheiro de volta não é muito fácil. O pedido pode ser feito pelo aplicativo do banco ou ligando para a central de atendimento.
No ano passado, o número de pedidos disparou: foram quase 5 milhões, praticamente o dobro de 2023, com 2,5 milhão. E a taxa de devolução avançou de 9% para 31%, respectivamente, de 2023 para 2024. O dado quer dizer que cada um em cada três pedidos são aceitos.
O prazo para pedir o estorno é de até 80 dias depois da transferência.