Uma apuração feita pelo Jornal da Band descobriu que a empresa que fez a manutenção do avião que caiu em São Paulo nesta semana tem um histórico de problemas, e é suspeita de falhas que podem ter provocado outros acidentes.
No momento da decolagem do King Air F90, o piloto Gustavo Carneiro Medeiros, fez uma manobra inusitada. Quem notou foi um piloto que estava logo atrás, aguardando sua vez de decolar.
"Quando autorizou a decolagem dele, eu estranhei que ele calçou o freio e deu potência, e não saiu. Ele ficou uns 15 segundos com motor atacado e não saía”, disse o piloto Alexandre.
A conferência pode indicar que algo estava fora do normal. Cerca de um minuto depois de decolar do Aeroporto Campo de Marte, o avião caiu em uma avenida movimentada em São Paulo.
O advogado gaúcho Marcio Carpena já tinha um avião, mas a aeronave teve perda total durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio do passado.
No dia 11 de dezembro, ele comprou uma nova aeronave, que veio dos Estados Unidos. No dia 18 de janeiro, a aeronave saiu de um aeroporto no interior gaúcho e foi para a oficina mecânica da empresa MARTE UPDATES, que fica dentro do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. E lá ficou durante três semanas, até o dia do acidente, 7 de fevereiro.
“Ele estava indo fazer uma troca de pneus no Campo de Marte e a oficina que eles usam sempre é a Mater Updates, que era a que já cuidava do outro avião”, disse o comandante Fabio Borille ao Jornal da Band.
Uma troca de pneus demora, em média, 24 horas. Como o avião ficou na oficina por três semanas, outros serviços de manutenção podem ter sido necessários. A empresa Marte Updates tem um histórico de problemas. Inclusive, é apontada pelo Cenipa como responsável pela queda de uma aeronave de pequeno em março de 2022, no interior paulista, que deixou dois feridos graves.
O relatório da Aeronáutica afirma que a empresa cometeu erros na inspeção das hélices, que acabaram quebrando durante o voo e que as informações que constam em documentos da Marte Updates não são confiáveis.
A oficina também enfrenta processos judiciais de clientes por falhas no serviço de manutenção. Em 2017, chegou a ter o registro suspenso por 30 dias pela ANAC. E em junho do ano passado, um dos seus mecânicos morreu durante um voo em Sorriso, no interior do Mato Grosso. O relatório do Cenipa indica um mau funcionamento no motor.
Procurados, os donos da Marte Updates não quiseram falar. O velório do piloto é do dono do avião será neste domingo, em Porto Alegre.
Nas redes sociais, a esposa publicou um texto, em que falou sobre a dor da perda do marido, que ela disse ser um homem cheio de vontade de viver com grandes projetos e sonhos. A biomédica Francieli Rozales escreveu que queria que o acidente fosse só um pesadelo.