Empresas se unem para comprar e doar casas pré-fabricadas aos moradores do RS

Em apenas 40 minutos uma máquina imprime toda a estrutura necessária para montar uma casa, que troca o tijolo e o concreto pelo aço nas vigas, colunas e telhados

Por Joana Treptow

Um grupo de empresas se uniu para construir 200 casas pré-fabricadas em São Paulo que serão montadas no Rio Grande do Sul e doadas para famílias vítimas das enchentes. As residências possuem um sistema construtivo em que estruturas em aço são utilizadas para vigas, colunas e telhados, substituindo tijolos e concreto. 

Os materiais apresentam alta resistência a temporais e montagem rápida. As moradias possuem 36 metros quadrados com capacidade para se tornarem lares de famílias inteiras. 

Em apenas 40 minutos uma máquina imprime toda a estrutura necessária para montar uma casa, que troca o tijolo e o concreto pelo aço nas vigas, colunas e telhados. O esqueleto, quando colocado em pé, já tem formato de casa. Depois faltam as paredes, o telhado, e o acabamento. Vão ser 200 imóveis, que ficam prontos em até 3 meses. Um investimento de mais de R$ 20 milhões.

Elas serão custeadas pelo Grupo Innova Steel e a seleção dos moradores acontece em parceria com prefeituras de cidades gaúchas. A preferência é para famílias com mães solteiras, crianças atípicas e idosos e, para atender esse público, as construções possuem acessibilidade. A montagem das casas contará com 50 equipes compostas por três montadores profissionais e dois trainees.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais