Enem: professor e aluna nota mil dão dicas para ter pontuação máxima na redação

Primeiro dia de prova do Enem será no próximo domingo (5), quando a redação será aplicada para quase 4 milhões de inscritos

Da redação

O próximo domingo (5) é dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a redação. O Jornal da Band, claro, não poderia deixar de preparar um conteúdo com dicas para os estudantes que tanto almejam uma vaga numa universidade pública.

A Luiza Faria, por exemplo, quer cursar medicina. Uma das preocupações dela para conseguir entrar na faculdade é com a redação do Enem.

“Eu fico com medo de não lembrar de algum repertório, de fazer uma argumentação mais fraca ou não dá tempo de revisar a redação. Acho que, ao longo do processo, a gente vai se tranquilizando”, disse Luiza.

Na última edição do exame, quase 130 mil candidatos tiveram os textos anulados. Somente 32 participantes conseguiram tirar a sonhada nota mil na redação.

A estudante Júlia Gabryelle foi uma das candidatas que tirou a pontuação máxima no ano passado, mas isso dependeu de muito treino.

“Ao longo do ano passado eu escrevi 100 redações. Na hora do Enem, a principal dica é fazer a revisão do texto, tanto antes de passar a redação a limpo como na redação pronta”, ponderou a estudante.

Neste ano, são quase 4 milhões de inscritos. A redação é a única parte escrita do exame. Para ter mais chances de ir bem, algumas dicas são fundamentais, como estruturar bem o raciocínio, usar uma linguagem formal e revisar o texto de olho em erros de português.

"É o momento da revisão, de ver redações nota mil para tentar entender a lógica dessas redações e, principalmente, rever os repertórios, os eixos temáticos – meio ambiente, tecnologia, violência, preconceitos. O que não pode é deixar a redação para fim porque, se você zerar a redação, você está fora do Enem”, explicou o professor Richardson Ventura.

Mais notícias

Carregar mais