Jornal da Band

Entregador deve subir ao apê? Entenda o debate após trabalhador levar tiro de PM

Para os entregadores, subir ao apartamento demanda um tempo precioso, além do risco de perderem a moto ou bicicleta na rua ou calçada

Da redação

Na sua cidade, os entregadores costumam subir aos apartamentos? Muitos condomínios já proíbem a entrada por questão de segurança, mas não existe uma legislação sobre o tema. Devido a isso, sobre confusão.

A Band visitou um condomínio da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde a entrada de entregadores é proibida. No local, o porteiro interfona para o morador, e o pedido é deixado numa espécie de guarda-volumes. Para o conjunto habitacional, a medida é de segurança.

Para os entregadores, subir ao apartamento demanda um tempo precioso, além do risco de perderem a moto ou bicicleta na rua ou calçada.

PM atira em entregador

O embate entre entregadores e clientes tem vários exemplos. O mais recente e de maior repercussão ocorreu na última segunda-feira (4), quando um policial militar atirou num trabalhador que se recusou a subir. A vítima, Nilton Ramon, de 25 anos, que gravou a discussão, segue internada e em estado grave.

Só este ano, houve mais de 13 mil registros de agressões contra entregadores no Brasil, dos quais 30% foram só no Rio de Janeiro.

Apps, Procon e legislação

Os aplicativos recomendam que as entregas sejam deixadas no portão de casas ou portaria de condomínios. O Procon do Rio de Janeiro diz que os aplicativos têm que deixar claro para o cliente as condições de entrega no momento em que o pedido for feito.

Algumas cidades já têm leis sobre o assunto, a exemplo de Fortaleza, mas ainda falta uma legislação federal. Na maior parte das vezes, cada condomínio faz a própria regra.

Mais notícias

Carregar mais