Jornal da Band

"Escolher" vacina contra a covid-19 atrasa proteção e põe saúde em risco

Especialistas dizem que eficácia e efeitos colaterais não são bons parâmetros de comparação entre os imunizantes

Da Redação, com Jornal da Band

Tem gente achando que pode ou deve escolher o fabricante da vacina que vai tomar contra a covid-19. As autoridades sanitárias fazem um apelo: vacina salva! E todas as que estão disponíveis são seguras.

Nesse momento, o mais importante é vacinar o maior número de pessoas. E os pesquisadores alertam: escolher uma determinada vacina e esperar até que ela esteja disponível é colocar a vida a em risco. Além disso, eficácia e efeitos colaterais não são bons parâmetros de comparação entre os imunizantes.

Elza Ferreira chegou com a intenção de não tomar Oxford/AstraZeneca. Mas a cuidadora acabou se convencendo da importância de vacinar logo.

“Eu mesmo decidi, vou tomar e pronto, porque vai ter que tomar sempre. Então, decidi tomar ela mesmo. E vai dar tudo certo”, afirmou.

“Vacina boa é vacina no braço e injetada. A pior coisa quer tem é escolher a vacina por efeito colateral. Os efeitos colaterais sérios são extremamente raros”, avisou Jorge Kallil, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas constatou que a vacinação já evitou a morte de 43 mil idosos no Brasil. E esse número só tende a crescer se a imunização acelerar.

Tópicos relacionados